sábado, 8 de junho de 2013

ONDE ESTÁ O TEU JARDIM DE ORAÇÃO?

O JARDIM DE ORAÇÃO.

Oh! Que lindo jardim,
O Jardim de oração,
Onde as flores são graça e poder;
Onde Cristo, o Senhor,
Abre as portas do Amor,
Eu me sinto feliz em viver!

No Monte das Oliveiras, no vale de Cedrom, em Jerusalém, ainda permanecem vívidas oliveiras, centenárias e milenares que formam um ambiente propício para a oração.  Estivemos ali com mais de cem irmãos. Um lugar onde as emoções fluem livremente, não contive as minhas lágrimas em oração, ao recordar que foi num lugar assim que o Senhor Jesus viveu sua agonia, a sua alma estava profundamente triste, antes de ser preso e levado à cruz, como descreve Mateus 26. 36-46. Getsêmani, Gat Shmānê, literalmente "prensa de azeite". Um lugar onde as azeitonas eram prensadas para se tirar delas o precioso azeite.
Todos nós passamos por momentos na vida onde somos prensados, colocados em situações de difícil solução, muitas vezes sem saída, sem esperança, sem alento. A dor e a agonia nos invade de tal maneira que imaginamos não ter mais forças para suportar. A doença que se instala, um diagnóstico avassalador  que nos sacode, um relacionamento que se quebra e se rompe, uma crise emocional que nos tira do eixo e do equilíbrio, minando as nossas forças. O que fazer para não entrarmos em desespero? O apóstolo Tiago nos aconselha: “Está alguém entre vós sofrendo? faça oração. (5.13). Orar é abrir a alma e o coração para o Senhor Deus com toda sinceridade e fervor. Mateus 6.5-8. Pois, o Pai celeste sabe o de que temos necessidade antes que lho peçamos.
Como devemos orar? Nas praças; em pé; de joelhos, para sermos vistos pelos homens? Não! Mas, num ambiente onde nos sentimos acolhidos,  na presença Daquele que é Onipresente, do nosso Deus que nos ouve sem críticas ou julgamentos preconceituosos, sozinhos ou na companhia de outros irmãos com sinceridade de coração. Jesus chamou a Pedro, Tiago e João para estar com ele no Jardim do Getsêmani. Onde é o nosso jardim de oração? Ele não precisa de um lugar físico específico mas,  requer uma condição: verdade e inteireza de coração. Salmo 34.18 “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.” Salmo 51.17 “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” 
É quando a azeitona é prensada, que produz o precioso óleo; quando a árvore de sândalo é ferida, é aí que exala o perfume gracioso; Quando a ostra é machucada na sua sensível estrutura interna, é aí que produz a preciosa pérola; Quando a pedra preciosa é talhada pelo joalheiro, é aí que ela alcança o seu maior valor. Deus não permite que sejamos provados além daquilo que possamos suportar e, juntamente com a provação, nos dará o escape e a solução. I Coríntios 10.13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.  Assim, meus amados irmãos, cultivemos o nosso Jardim de Oração. Como está escrito em Filipenses 4.19 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades.” Amém.
Rev. Tércio Alves de Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário